TECIDOS PARA BORDAR


Os motivos multicoloridos e sombreados como conhecemos hoje são um desenvolvimento relativamente moderno, decorrente de padrões sombreados semelhantes de trabalhos em lã de meados do século XIX em Berlim. Além de desenhos criados expressamente para o ponto-cruz, existem softwares que convertem uma imagem, pintura, ilustração ou fotografia em um gráfico adequado para bordar. Um exemplo impressionante está na reprodução em ponto-cruz da pintura da Capela Sistina mapeada e executada por Joanna Lopianowski-Roberts.
Atualmente, o fio de algodão é a linha de bordar mais comum. Tal fio é um fio de algodão mercerizado, composto por seis fios que são levemente torcidos juntos e facilmente separáveis. Embora existam outros fabricantes, as duas mais comuns (e mais antigas) são DMC e Anchor, ambas fabricam fios de bordar desde 1800."
- Quadrilé tecido mais utilizado para bordar este ponto. Temos com 1,50 largura em branco e cores e com vários tamanhos de buracos. Pequeno, médio e grande. VENDIDO A METRO.
HARDANGER
"Bordado Hardanger é uma técnica de bordado que recebe o nome da pequena cidade de Hardanger, no oeste da Noruega. O trabalho em sua forma original é antigo, já que na Pérsia e na Ásia foi trabalhado em sedas coloridas em uma gaze muito fina. A técnica usa pontos simples e linhas puxadas do tecido para criar desenhos geométricos.
Bordado Hardanger recebeu o nome de uma região no sudoeste da Noruega, no condado de Hordaland. No entanto, acredita-se que tenha se originado no Oriente Médio. A partir daí, espalhou-se para a Europa com laços com os cordões Reticella e venesiano. O Reticela é um estilo muito geométrico, com bases em quadrados, diagonais, triângulos e arcos. As rendas venezianas datam do século XVI ao XIX, caracterizadas por pontos profundos em ângulo agudo, costurados em peças separadas e unidos por uma faixa estreita com botoeira."
![]() |
- Tecido do hardanger temos da marca Zeigwart com duas larguras 1,40 e 1,80 e várias cores. VENDIDO A METRO.
BONS TRABALHOS 😀
Comentários
Enviar um comentário