SABE FAZER O PONTO DE ARRAIOLOS?

ARRAIOLOS - A SUA HISTÓRIA 


"Quando surgem os tapetes de Arraiolos?
Não se consegue precisar uma data para o início da produção dos tapetes. A primeira referência data de 1598 e os investigadores acreditam que a origem esteja ligada aos tapeteiros muçulmanos de Lisboa, expulsos por D. Manuel em 1496. A caminho de Espanha e do Norte de África, alguns mouros ter-se-ão instalado em Arraiolos, território mais tolerante no que toca à religião, onde mantiveram as profissões que desempenhavam.
Quais os materiais utilizados?
Os materiais para a confecção dos tapetes são simples: Uma base de estopa — um derivado do linho que é utilizada como a “tela em branco” do tapete — e a lã de ovelha pura, que é tingida para dar cor à tapeçaria. A pura lã de ovelha é 100% portuguesa e, actualmente, vem de Minde.
Como é que são bordados os tapetes?Estes tapetes são costurados com um ponto próprio: o ponto de Arraiolos, que é um ponto cruzado oblíquo composto por duas meias cruzes, uma das quais tem o dobro do comprimento da outra. Essas duas formam um ponto completo e fazem-se ambas dentro da mesma altura do tecido. A arte deste ponto é transmitida em Arraiolos de geração para geração.
Que padrões são utilizados nos tapetes?
Segundo Sertório Carrasqueira, encarregado na fábrica Lóios, existe uma convenção quanto aos padrões dos tapetes, organizada por épocas, correspondentes à sua evolução histórica. A primeira época é inspirada nos tapetes persas, onde são visíveis os pés-de-flor. A segunda época começa a retratar nos tapetes elementos locais: começam a ser bordados pássaros, pequenos animais e motivos campestres. A terceira fase, que corresponde aos finais do séc. XVIII, imprime mais motivos florais."
Um pequeno excerto de uma noticia do jornal PÚBLICO de 2016 sobre a história dos tapetes de Arraiolos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As maravilhas dos trabalhos com a lã Baby

PERLÉ5 - UMA POSSIBILIDADE PARA OBRAS COM MAIS RELEVO

NOVOS FIOS PARA NOVAS OBRAS DE ARTE